NÃO TE DEIXES SEDUZIR
POR PECADORES
Para se receber a instrução do entendimento, a
justiça, o juízo e a eqüidade, para dar aos simples, prudência, e aos moços,
conhecimento e bom siso, o sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido
adquirirá sábios conselhos, para entender os provérbios e sua interpretação; as
palavras dos sábios e as suas proposições. O temor do Senhor é o princípio do
conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Filho meu, ouve a
instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe, Porque serão como
diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço. Filho meu, se os
pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites. Se disserem: Vem conosco
a tocaias de sangue; embosquemos o inocente sem motivo;
Traguemo-los vivos, como a sepultura; e inteiros, como
os que descem à cova, acharemos toda sorte de bens preciosos; encheremos as
nossas casas de despojos, lança a tua sorte conosco; teremos todos uma só
bolsa, Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas
veredas, porque os seus pés correm para o mal, e se apressam a derramar sangue.
Na verdade é inútil estender-se a rede ante os olhos de qualquer ave. No
entanto estes armam ciladas contra o seu próprio sangue; e espreitam suas
próprias vidas. São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe
a perder a alma dos que a possuem. A sabedoria clama lá fora; pelas ruas
levanta a sua voz. Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas
e nas cidades profere as suas palavras:
Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós
escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o
conhecimento? Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei
abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras. Entretanto,
porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse
atenção, antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha
repreensão, também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em
vindo o vosso temor.
Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa
perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia. Então clamarão a
mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão. Porquanto
odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do Senhor: Não aceitaram o meu
conselho, e desprezaram toda a minha repreensão. Portanto comerão do fruto do
seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos. Porque o erro dos
simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá. Mas o que me der
ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal.
A FELICIDADE DOS
JUSTOS E O CASTIGO DOS ÍMPIOS
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho
dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos
escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de
dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a
qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto
fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o
vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na
congregação dos justos. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o
caminho dos ímpios perecerá.
O qual antes
prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras, acerca de seu Filho, que
nasceu da descendência de Davi segundo a carne, declarado Filho de Deus em
poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dentre os mortos,
Jesus Cristo, nosso Senhor, pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a
obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome, entre as quais sois
também vós chamados para serdes de Jesus Cristo. a todos os que estais em Roma,
amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor
Jesus Cristo.
A JUSTIÇA PELA FÉ, A IDOLATRIA E DEPRAVAÇÃO DOS CRISTÃ
Primeiramente dou
graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o
mundo é anunciada a vossa fé. Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no
evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de
vós, pedindo sempre em minhas orações que nalgum tempo, pela vontade de Deus,
se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco. Porque desejo ver-vos, para vos
comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais confortados; Isto é, para
que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua, assim vossa como
minha. Não quero, porém, irmãos, que ignoreis que muitas vezes propus ir ter
convosco (mas até agora tenho sido impedido) para também ter entre vós algum
fruto, como também entre os demais gentios.
Eu sou devedor,
tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. E assim,
quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós
que estais em Roma. Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o
poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também
do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está
escrito: Mas o justo viverá pela fé. Porque do céu se manifesta a ira de Deus
sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em
injustiça.
Porquanto o que de
Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as
suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder,
como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão
criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus,
não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se
desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
Dizendo-se sábios,
tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da
imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por
isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia,
para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira,
e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito
eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as
suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E,
semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se
inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens,
cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu
erro.
E, como eles não se importaram de ter conhecimento de
Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que
não convêm; Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação, malícia, avareza,
maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo
murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos,
presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios,
infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais
coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.
Livros:
Provérbios 1:1-33, Salmos 1:1-6 e Romanos
1:2-32